segunda-feira, 14 de junho de 2010

Exercícos de custos

1- O que é Contabilidade de Custos?

A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação o mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos. Coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplo de dados físicos operacionais: unidade produzida, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.

2- Quais os principais objetivos básicos da Contabilidade de Custos?

Avaliação de estoques;
Atendimento das exigências fiscais;
Determinação do resultado;
Planejamento;
Formação do preço de venda;
Controle gerencial;
Avaliação do desempenho;
Controle Operacional;
Análise de alternativas;
Estabelecimento de parâmetros;
Obtenção de dados para Orçamento;
Tomada de decisão.

3- Qual a relação entre os princípios da competência, prudência e uniformidade com a contabilidade de custos?

O Princípio da competência reconhece as receitas, as despesas e os custos na apuração do resultado do período a que pertencem.
O Princípio da uniformidade diz que os critérios aplicados num período, devem ser mantidos nos períodos subseqüentes.
O Princípio da prudência diz que todas as despesas e prejuízos devem ser previstos e provisionados e as receitas nunca devem ser antecipadas antes que possam ser consideradas como realizadas.

4- A partir de que século a Contabilidade de Custos teve um grande desenvolvimento?

A Contabilidade de Custos começou em meados do século XIX, mas teve um grande desenvolvimento a partir da segunda guerra mundial (anos 50 pra cá) com a chamada Contabilidade Gerencial.

5- Por que é necessário que as empresas industriais tenham um bom sistema de Custos?

Para poderem acompanhar o seu desempenho operacional e adotarem medidas de melhoria tanto de redução de custos como de otimização dos processos produtivos.

6- Os fatores de custo de um produto em uma empresa industrial são os mesmos que em uma comercial?

Não. Na empresa industrial os fatores de custo são os gastos com a fabricação do produto (processo produtivo) enquanto na comercial são os de aquisição dos produtos a serem comercializados (mercadorias para a venda).

7- Qual a diferença entre custos e despesas?

Custos
: Compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens ou serviços.
Despesas: Compreende os gastos decorrentes do consumo de bens e da utilização de serviços das áreas administrativa, comercial e financeira que visam a obtenção de receitas.

8- Qual a diferença entre custos diretos e indiretos?

Custos Indiretos:
Beneficiam toda a produção de um bem ou serviço. São todos os custos de produção, exceto os materiais diretos e mão de obra direta. são os que, para serem alocados aos produtos, necessitam da utilização de algum critério de rateio. Exemplos: aluguel, iluminação, salário de supervisores etc..
Custos diretos: São aqueles que são facilmente atribuíveis a um determinado bem ou serviço, ou seja, são percebidos com clareza em cada produto ou serviço.

9- O que são considerados custos de transformação?
É o custo de transformação do material em produtos. É a soma de mão de obra indireta e dos custos indiretos de fabricação. Custos de Transformação ou de Conversão: soma de todos os Custos de Produção, exceto os relativos a matérias-primas e outros eventuais adquiridos e empregados sem nenhuma modificação pela empresa (componentes adquiridos prontos, embalagens compradas etc.). Esses Custos de Transformação representam o valor do esforço da própria empresa no processo de elaboração de um determinado item (mão-de-obra direta e indireta, energia, materiais de consumo industrial etc.).
CT = MOD + CIF

10- Qual a diferença entre custos fixos e custos variáveis?

Custos fixos:
Independem do volume de produção ou venda.
Custos variáveis: Estão diretamente relacionados com o volume de produção ou venda.

11- O que são custos semivariáveis?

São aqueles que possuem uma parcela fixa e outra variável.

12- Em que consiste o sistema de custeio por absorção?

Consiste em apurar o valor dos custos dos bens ou serviços elaborados tomando como base todos os custos de produção, sejam fixos ou variáveis, diretos ou indiretos.

13- Em que consiste o sistema de custeio variável?

Considera apenas os custos variáveis de apropriação direta como custo de produção ou serviço.

14- O que são os Custos Indiretos de Fabricação – CIF? Exemplifique..:
São os que, para serem alocados aos produtos, necessitam da utilização de algum critério de rateio. Exemplos: aluguel, iluminação, salário de supervisores etc..
15- Qual tratamento contábil deve ser dado ao desperdício ou perda?

O desperdício ou perda devem ser contabilizados como abatimento na receita do período.

16- O que significa Ponto de Equilíbrio (Break Even Point)? Como calculá-lo?

É o valor ou quantidade mínima que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.
PE= CF/(PV-CVu) onde PE é o Ponto de Equilíbrio, CF é o Custo Fixo Total, PV é o
Preço de Venda Unitário e CVu é o Custo Variável Unitário.

17- Como usar a alavancagem operacional para prever o lucro?


Alavancagem operacional ocorre quando um crescimento de x% nas vendas provoca um crescimento de n vezes x% no lucro bruto. O efeito de alavancagem ocorre pelo fato de que os custos fixos são distribuídos por um volume maior de produção, fazendo com que o custo unitário da mercadoria seja reduzido.
O fator n é denominado grau de alavancagem operacional.
Nas empresas com maior alavancagem , qualquer alteração no volume de vendas, causa um maior aumento nos lucros.

18- O que é margem de contribuição?

É quanto cada serviço ou produto vendido contribui para pagar as despesas fixas mensais e quanto contribui para formar o lucro. Podemos entender margem de contribuição como a parcela do preço de venda que ultrapassa os custos e despesas variáveis e que contribuirá (daí o seu nome) para a absorção dos custos fixos e, ainda, para formar o lucro.

19- Qual a legislação que exige que as empresas tenham uma contabilidade de custos?

Não existe uma legislação que obriga uma empresa a ter uma contabilidade de custos. A iniciativa é da própria empresa.

20- O que é o Custeio ABC?

Custeio ABC (Activity-Based Costing) é uma metodologia de custeio que procura reduzir sensivelmente as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, apurando os custos por atividades.

21- Qual o papel de um Controller numa empresa?

O papel de um controller é ter o controle das informações administrativas, para manter um plano integrado e definir estratégias dentro de uma empresa.

Kanitz (1976) menciona que várias são as atribuições de um controller. Sua amplitude e diversidade dependem das dimensões da empresa e da filosofia que orienta seus gestores. No entanto, ressalta que sua função básica consiste em gerenciar, além de muitas vezes implantar, os seguintes sistemas:

*Informação: de dados contábeis, financeiros, econômicos, etc;
*Motivação: das pessoas conforme a interferência do sistema de controle sobre elas;
*Coordenação: das ações e das informações para cumprir o planejamento;
*Avaliação: das tendências, dos fatos e da adequação dos resultados;
*Planejamento: de planos aceitáveis, sinérgicos, consistentes e viáveis;
*Organização: da estrutura administrativa para que as decisões tomadas na fase do planejamento sejam implementadas;
*Direcionamento: da atuação sincronizada das pessoas envolvidas com os equipamentos e materiais necessários;
*Acompanhamento: dos planos estabelecidos e correção d
os desvios dos planos traçados.